Bairro Aalto

Além de estudarmos projeto, o maior enfoque do curso de Prudente é o urbanismo, então a maior parte das disciplinas são voltadas para o desenvolvimento e análise urbanas. Para aplicar os conhecimentos adquiridos, foi nos proposto na disciplina de planejamento urbano desenvolver em uma área da cidade de Presidente Prudente um bairro, Esta área fica entre a malha urbana mais adensada da periferia leste com um bairro de cunho social loteado recentemente afastado da cidade.
O projeto se constitui no desenvolvimento de parte que auxiliem no bom planejamento urbano, assim alem de preservar traços urbanos, deve-se melhorar a relação das pessoas com o local de vivência.

Densidade
1)Proporção entre áreas privadas, públicas e semipúblicas;
2)O dimensionamento dos logradouros públicos deve refletir a densidade estimada para a circulação de pedestres e veículos;
3)Uso de tamanhos diferenciados de lotes;
4)Equilíbrio entre os espaços livres e construídos.

No loteamento entre os bairros Jd Iguaçu e São Lucas, existem 115 lotes, 17 edifícios residenciais de 3 pavimentos (4 aptos por andar), 29 lotes comerciais e 36 lotes de uso misto. No loteamento próximo ao bairro Humberto Salvador, existem 48 lotes residenciais. Estima-se que a região comporte em média 3 habitantes por lote/ residência. A densidade demográfica da região é de (em média) 150 hab/ hec.

Uso do Solo
1) Adequação da nova zona ZR7 proposta pelo uso e ocupação do solo;
2) Transformação da área de preservação em ZR4 - Parque Verde.

Uso e ocupação da Quadras
1) Residencial Horizontal;
2) Residencial Horizontal com área de convivência permeável;
3) Residencial Vertical;
4) Residencial Vertical com área de convivência permeável;
5) Área Comercial paralela à área de preservação.

Transporte
Utilização do bonde ferroviário que liga a área de estudos à região Central.

Equipamentos Urbanos
1) Estação Comunitária que liga os bairros ao Centro;
2) Posto Policial;
3) Escola Técnica e profissionalizante;
4) Posto de Saúde;
5) Mini Centro comercial.

Vias
1) Traçado com a prioridade de suavizar a topografia;
2) Aproveitamento das vias adjacentes;
3) Uso de hierarquia viária para organizar a nova malha.


A proposta para este parcelamento demonstra a preocupação com a preservação dos mananciais e o atendimento das necessidades da população dos bairros adjacentes.
A preservação dos mananciais se deu por meio da regulamentação das áreas de preservação permanente junto à criação do parque municipal, devido à grande concentração desses mananciais. Além disso, algumas quadras possuem áreas comuns constituídas por espaços verdes, aumentando, assim, a permeabilidade do solo nas áreas construídas. Desta forma, as áreas verdes ocupam 58% da área total.
Nos estudos em campo foi observada a necessidade de equipamentos urbanos na região. Assim, este projeto destina 10% de sua área total ao uso institucional, como a estação comunitária, o posto policial, a estação ferroviária e a escola técnica.
Completando as áreas públicas, as vias, que se hierarquizam em coletoras e locais, ocupando 11% da área total.
Trabalho realizado pelo grupo de alunos: CYNARA SOARES FRUTEIRO, FLAVIA CRISTINA PAIXAO BORGES, LUCIANA RAUNAIMER, MARILIA MALIA FERREIRA, RAFAEL SALES VEIGA e THAISA ROBERTA AFONSO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO PROJETO DE VIDA!!